NÚCLEO DO PORTO

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Itapoá vai sediar um dos mais modernos portos do País

Quem visitar Itapoá neste começo de ano vai perceber que muito já mudou na região do Tecon SC nos últimos 12 meses. As 900 estacas do berço principal do Porto já estão cravadas e as obras em estágio avançado, com 65% do projeto concluído. O vai e vem dos cerca de 600 operários é constante e é possível visualizar as estruturas que darão forma a um dos mais modernos portos do Brasil. Realizada pela empresa Andrade Gutierrez, a obra emprega tecnologia de última geração, como a do guindaste que foi construído especialmente para a cravação de estacas inclinadas no mar. O ano de 2009 também foi importante com a concretização da captação no mercado dos recursos financeiros que viabilizarão o término da primeira etapa do Porto. Toda obra é feita para gerar o menor impacto possível no meio ambiente, com rigoroso monitoramento da água, da fauna e da flora local. O resultado é uma construção limpa e que segue as tendências dos maiores e mais eficientes portos do mundo. A obra é a única construção portuária no Brasil com quatro certificações: ISO 9001:2000 (Sistemas de Gestão de Qualidade), ISO 14001:2004 (Sistemas de Gestão Ambiental) e OHSAS 18001:1999 (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) e OHSAS 8000:2001 (Responsabilidade Social 8000). Um dos pontos importantes é que a Praia da Figueira do Pontal continuará aberta para a comunidade e receberá uma série de melhorias para ficar ainda mais agradável. Isso é fruto de um projeto de urbanização que contempla calçamento, bancos, ajardinamento e iluminação. A urbanização e utilização da praia serão possíveis porque o Tecon SC é um porto diferente da maioria dos existentes no Brasil, com píer de atracação dos navios situado a 230 metros da beira da praia, junto ao canal natural. Ou seja, existe uma boa distância entre os navios e a faixa de areia. Quando a primeira fase do porto ficar pronta, no segundo semestre de 2010, o Tecon SC poderá movimentar mais de 300 mil contêineres/ano, atendendo a navios de grande porte. E a natureza ajuda para o sucesso do empreendimento: o calado natural é de 16 metros e a localização geográfica é estratégica, na divisa de dois importantes estados do Sul e junto à Baia da Babitonga, que já tem outras operações portuárias. A previsão é gerar 3.000 empregos diretos e indiretos com um investimento que ultrapassa os R$ 450 milhões, primando pela alta produtividade e segurança, reduzindo tempo de carga e descarga e custos operacionais para os usuários. O Tecon SC é um terminal portuário privativo de uso misto (carga própria e de terceiros) exclusivo para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e Logística Brasil – Fundo de Investimento e Participações gerido pela BRZ Investimentos) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd). Sintonia com a comunidade Depois de quase duas décadas da idéia inicial de construir em Itapoá um terminal portuário para ampliar as opções logísticas de escoamento da produção do Sul e Sudeste do país para o exterior, e contribuir para as importações, o Tecon Santa Catarina entra no ano que marcará o início de sua operação. Atualmente o Porto já faz parte da comunidade de Itapoá. Emprega mais de 600 pessoas na obra, duas dezenas na área administrativa e oito bolsistas no Tecon Cidadão; patrocina importantes atividades do interesse da população, como o Projeto Super Verão 2010, realizado pela Prefeitura, e as iniciativas de três escolas no Tecon Educação. O Porto de Itapoá também esta contribuindo com a geração de recursos para a cidade, por intermédio do pagamento de impostos e da aquisição, no comércio local, de uma parcela significativa dos materiais de construção utilizados na obra. Em 2010, os 21 anos de Itapoá culminarão com o início das operações e com um consequente período de grande prosperidade para o município. O Porto e as operações em seu entorno criarão cerca de 3.000 postos de trabalho, injetando novos recursos nos setores de comércio e de serviços da região e tornando esses segmentos mais atrativos para o empreendedorismo além da temporada de verão.

Fonte:(Portos e Navios)

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